QUEM SOMOS | CONTACTOS

 
 
 
 
 
 

  ( 843653 ) visualizações

  ( 54346 ) visitantes

  ( 1 ) online

PRINCIPAIS ÁREAS

Cursos de mergulho Cursos de náutica Área de Ambiente Marinho Estação de Enchimentos
CPAS - Departamento de Biologia Marinha

>> CPAS :: Departamento de Biologia Marinha

Segunda-Feira, 01 de Set 2014 . 08:26

 

Departamento de

Biologia Marinha

 

O Departamento de Biologia Marinha (antigo Departamento de Malacologia) é responsável pelo estudo e manutenção das vastas colecções adquiridas ao longo de décadas de expedições realizadas pelo CPAS. Estas colecções foram oferecidas à C.M.L. para a criação do Museu Municipal da Vida Submersa (Acta Camarária de 1969).

(+) ESPAÇO MUSEU: conheça o nosso museu virtual

Um pouco da sua história...

Sem dúvida que o marco mais importante para a história deste departamento prende-se com as expedições do CPAS nas décadas de 60 a 80, de onde originaram as suas colecções biológicas.

 

As expedições - Anos 60 a 80


Angola - anos 60

Mergulhadores do CPAS em expedição em Angola nos anos 60: (quem?)???


Cabo Verde – anos 70

 

Mergulhadores do CPAS em expedição em Angola nos anos 60: (quem?)???

 


As Conchas e o Homem - Exposição na EXPO98

 

Em 1996 foi assinado um protocolo de colaboração com a SHELL para a realização da exposição "As Conchas e o Homem" na EXPO 98. Em contrapartida a SHELL subsidiou o CPAS na aquisição de equipamento de laboratório e edição do livro "Conchas Marinhas de Portugal".


Contribuições para a ciência

Do material malacológico proveniente do sul de Angola e colectado durante as missões em 1969, 70, 71, 72 e 73 há exemplares da Família Conidae, Género Conus de espécies não descritas.


De salientar o trabalho de investigação de Herculano Trovão pela descoberta e classificação de 16 novas espécies de moluscos gastrópodes deste Género.


Conus cepasi

Conus cepasi sp.n. Trovão, 1975 - Espécie descoberta e classificada pela primeira vez por Herculano Trovão em 1975 (designação da espécie atribuída em homenagem ao CPAS)(sp.n. - abreviação para indicação de espécie nova).

 

Conus albuquerquei                            Conus bocagei

Conus albuquerquei sp.n. Trovão, 1978 - Espécie descoberta e classificada pela primeira vez por Herculano Trovão em 1978 (designação da espécie atribuída em homenagem a Jorge Albuquerque, Presidente do CPAS na altura).

 

Conus bocagei sp.n. Trovão, 1978 - Espécie descoberta e classificada pela primeira vez por Herculano Trovão em 1978 (sp.n. - abreviação para indicação de espécie nova).

(+) mais espécies


Colaboradores honorários

Maria Cândida Macedo

Como responsável pelo Departamento de Malacologia do CPAS de 1982 a 2001, colaborou activamente em inúmeras actividades e apresentou diversos artigos para jornais e revistas.

(+) saber mais



Herculano Trovão

Foi um malacologista reconhecido internacionalmente, referenciado com frequência em livros e revistas da especialidade. Como membro fundador do CPAS é integrado nas missões de recolha de espécimes organizadas pelo CPAS, onde o estudo microscópico do sistema radular de Conus, em conjunção com aspectos exteriores da concha de exemplares capturados, foram determinantes para a classificação de 16 novas espécies.

(+) saber mais


Actividades

Exposições

Exposição realizada pelo CPAS em Paços do Concelho de Lisboa (data???).


 

Exposição de volutas (Família Volutidae) (data???).


Visitas guiadas às colecções do CPAS

 


Visitas de campo

 

Visita de campo ao Concheiro de Muge (data e onde fica???).


Palestras

Palestra no auditório do CPAS com Herculano Trovão.

 

Palestra com Maria Cândida Macedo - "Malacologia e a Numismática".

 


Publicações ligadas ao Departamento

O CPAS editou em 1999 o livro, "Conchas Marinhas de Portugal" subsidiado pela Shell como contrapartida pela execução pelo CPAS, do seu pavilhão na Expo 98 "As Conchas e o Homem".


O CPAS edita (sem regularidade por falta de meios financeiros), a única revista portuguesa sobre Malacologia - AMPHITRITE.

Comunicações efectuadas

Contribuição do CPAS para a Malacologia em Portugal” – Comunicação apresentada por Margarida Farrajota, no Congresso sobre Malacologia, organizada pela Ordem dos Biólogos em 2001 no IPIMAR. (+) ver apresentação

 

 

 
ESTATUTOS | COMO SER SÓCIO | DONATIVOS

CPAS 2011

design by san.rod